Histórico Santa Clara

Histórico da Comunidade Católica Santa Clara de Assis da Vila Industrial – Horizontina

 

         A necessidade de se ter catequese na Vila Industrial dá início a uma nova comunidade. Lembra-se em especial Lauro Boldrim, um dos primeiros a incentivar a catequese.

         Os encontros da catequese aconteciam na escola, mas um dia um dos alunos que estava de aniversário convidou para que a catequese fosse em sua casa, os pais gostaram, e a partir deste dia nasce uma nova modalidade de catequese, a Catequese Familiar, uma idéia que deu certo, e serviu de modelo para outras comunidades.

         O tempo passa e percebe-se a necessidade de se realizar cultos na comunidade, passa-se então a rezar o culto aos domingos em uma sala da escola, os folhetos da liturgia vinham emprestados da comunidade São José, da Vila Operária. Mais tarde, como a participação da comunidade aumentou, e com a colaboração das irmãs da Consolata e dos freis também foi possível a realização de missas uma vez por mês.

         Já em 1993 a primeira turma de catequizandos recebeu o sacramento da Eucaristia na comunidade.

         A comunidade se fortalece, e cresce o desejo de ter um nome que a identifique, após várias sugestões, decide-se chamar de Comunidade Santa Clara de Assis, em homenagem a uma das moradoras, a senhora Iracema Boldrim, na ocasião já enferma, muito devota da santa. Após outra devota, a senhora Maria Marlene Rodrigues doou a imagem da Santa para a comunidade.

       Em 1995 a mesma turma de catequizandos recebe desta vez o sacramento da Crisma.

       Em 1999, a comunidade elege sua primeira diretoria.

        Atualmente a comunidade tem como coordenador o Senhor João Butzke, 70 famílias dizimistas, três ministros, e 06 catequistas que realizam a catequese para 15 catequizandos.

          Com muito esforço e otimismo todos os dizimistas estão colaborando e o sonho de se ter uma capela para rezar está se tornando realidade, no decorrer do ano 2012 já será possível realizar a inauguração da mesma.

            Plantou-se à 17 anos atrás a primeira semente, o desejo de se ter uma comunidade na Vila Industrial, e hoje podemos dizer que muitos são os frutos colhidos e que estes continuaram a se multiplicar pois como cristãos queremos Deus presente no meio de nós, nos iluminado e nos conduzindo para o caminho do bem.