Semana Vocacional na Paróquia Nossa Senhora do Rosário

 

Semana Vocacional na Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Entre os dias 7 a 11 de abril a equipe vocacional da Diocese de Santo Ângelo esteve em nossa paróquia. O trabalho vocacional foi direcionado às crianças e jovens sendo que o mesmo realizou-se nas escolas da cidade.

O trabalho consistia em despertar e esclarecer dúvidas sobre as vocações de um modo geral. O que vou fazer com a minha vida, que caminho seguir? O que é vocação? Qual a minha vocação?

Vocação quer dizer chamado, este chamado também pode ser compreendido como um dom, um convite. Uma maneira de Deus dizer que precisa de você para determinada tarefa; que ele necessita de sua ajuda; sem reservas. É muito importante que cada um atenda ao pedido de Deus, descobrindo a sua própria vocação; que não tenha medo de segui-la em sua plenitude.

A equipe de animadores vocacionais através de material audiovisual e impresso trabalharam com crianças e adolescentes de açodo com a realidade de cada escola. Em algumas foi discutido com mais ênfase sobre a questão das drogas; escolhas, recusas e desafios de se repelir este mal do dia a dia de muitos.

Dialogou-se muito também sobre valores e virtudes que devemos cultivar como ser humano: respeito, honestidade confiança, amizades verdadeiras, valor da família na vida de cada um. Orientou-se sobre os perigos e tentações que nos cercam que vem disfarçados de desafios prazeroso que cedo ou tarde cobram seu preço.

Foram atendidas escolas e mais de mil crianças e jovens. A equipe que veio até nossa cidade é composta pelo Pe Volnei Arnt, Frei Miguel Becker, Irmãs Juceli Zaffari, Benicia Rauber, Regina Freire, Aparecida Gonçalves de Souza e Irmãos Jose Feix e Jorge Huppes. Várias famílias de nossa paróquia hospedaram a equipe vocacional sendo que a matriarca de cada família ao final da semana já foi subtitulada como “mãe” de cada integrante da equipe. Neste espírito de acolhida e trabalho realizado rezemos esperando que nossas crianças não tenham medo de escolher e viver a sua vocação.

“Deus contigo tem um plano, porém a descoberta tu realizas.”

                       

 

 

 

Papa afirma que tráfico humano é uma chaga na humanidade

Papa afirma que tráfico humano é uma chaga na humanidade

O papa Francisco pronunciou hoje, 10, pela manhã, discurso durante a 2ª Conferência Internacional sobre Combate ao Tráfico Humano. O evento, que teve início ontem, 9, no Vaticano, é uma iniciativa da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, que tem a finalidade de construir uma rede de combate a este tipo de crime. Participaram do encontro cerca de 120 pessoas, entre autoridades policiais que atuam na luta contra o tráfico humano, representantes da Igreja Católica e trabalhadores humanitários.

Em seu discurso, o papa Francisco afirmou que o tráfico de seres humanos é uma “chaga no corpo da humanidade contemporânea, uma ferida na carne de Cristo”.

“O fato de estar aqui, para unir nossas forças, significa que queremos que as estratégias e as competências estejam juntas e se reforcem pela compaixão evangélica, pela proximidade de homens e mulheres vítimas deste crime”, disse o papa.

Francisco agradeceu a presença das autoridades policiais que, segundo ele, dedicam-se a lutar contra este “triste fenômeno”, e dos trabalhadores humanitários, cuja tarefa principal é “fornecer hospitalidade, cordialidade e possibilidade de resgate às vítimas”. De acordo com o papa, são duas abordagens diferentes, mas que “podem e devem andar de mãos dadas”. Para Francisco, é por esta razão que eventos como este são de grande utilidade, pois permitem o diálogo e o confronto a partir de enfoques complementares.

O papa exortou ainda a comunidade internacional “para que adote uma estratégia ainda mais unânime e eficaz de combate ao tráfico humano, de modo que, em todas as partes do mundo, homens e mulheres jamais possam ser utilizados como meio para um fim, e para que sua dignidade inviolável seja sempre respeitada”.

Disse que, com o altos funcionários encarregados da ordem pública dentro da comunidade internacional, “a Igreja se compromete a erradicar o flagelo desta grave atividade que abusa das pessoas vulneráveis”. Explicou que a conferência é parte de um processo no qual  há um trabalho conjunto em âmbito internacional para desenvolver estratégias de prevenção, atenção pastoral e reintegração das vítimas.

“Estou pessoalmente empenhado em parceria com a Igreja e a sociedade civil para levar à justiça os responsáveis por estes crimes hediondos e aliviar o sofrimento das vítimas”, concluiu. 

Padre Anchieta é declarado santo

Padre Anchieta é declarado santo

Na manhã desta quinta-feira, 03 de abril, o papa Francisco recebeu em audiência, no Vaticano, o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato. Depois de ouvir o relatório sobre a vida e a obra do “Apóstolo do Brasil”, o pontífice assinou o decreto de canonização do missionário jesuíta. No dia 24, o papa presidirá uma missa em ação de graças pela canonização, na igreja de Santo Inácio, em Roma.

 São José de Anchieta, como passa a ser chamado, também é declarado, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como padroeiro dos catequistas.

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, destaca a importância da vida e missão de São José de Anchieta que optou por uma catequese acessível e aculturada, utilizando da poesia, do teatro e de recursos próprios da época.

“Ele é um modelo de evangelizador e missionário de todos os tempos e todas as épocas. Nos ensinou que o Evangelho, ao ser anunciado, deve ser inculturado, levando em conta a cultura das pessoas ao qual se destina”, disse dom Damasceno.

O primeiro pedido de canonização do padre Anchieta foi feito há exatos 417 anos.

Em outubro de 2013, a CNBB solicitou ao papa Francisco para que analisasse o processo. O pontífice respondeu positivamente ao pedido. “Nos alegramos em ter mais santo de coração brasileiro, a interceder junto de Deus por nós, pela nossa Igreja e por todo o Brasil”, disse o cardeal.

Hoje, o papa Francisco declarou santos outros dois beatos franceses que promoveram a evangelização no Canadá: François de Montmorency-Laval e Maria da Encarnação Guyart.

História São José de Anchieta foi responsável pela criação do colégio de Piratininga no dia 25 de janeiro de 1554, que deu origem à cidade de São Paulo. O missionário, que chegou ao Brasil em 1553, era natural de Tenerife, nas Ilhas de Canárias, na Espanha. Nasceu no dia 19 de março de 1534.

No decorrer de sua vida, o padre passou por lugares como São Paulo, Espírito Santo e Bahia propagando os ensinamentos do Evangelho. Faleceu na cidade de Reritiba (atual Anchieta, no Estado do Espírito Santo) em 9 de junho de 1597.

Oração à São José de Anchieta

São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil, Poeta da Virgem Maria, Intercede por nós, hoje e sempre. Dá-nos a disponibilidade de servir a Jesus Como tu o serviste nos mais pobres e necessitados. Protege-nos de todos os males Do corpo e da alma. E, se for vontade de Deus, Alcança-nos a graça que agora te pedimos (pede-se a graça) São José de Anchieta, Rogai por nós! Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

CNBB/Rádio Vaticano

Papa Francisco propõe Dia do Perdão

Papa Francisco propõe Dia do Perdão

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização convida as dioceses de todo o mundo para um gesto de comunhão com o papa Francisco, que propôs “24 horas para o Senhor”, o Dia do Perdão.

 Na oração do Ângelus do domingo, 23, o papa disse que o momento será penitencial, tendo início hoje, 28, com missa na Basílica de São Pedro, às 17h (horário do Vaticano). “Será uma festa do perdão, que terá lugar também em muitas dioceses e paróquias do mundo”, disse Francisco no Ângelus.

Confissões

Durante a noite, algumas igrejas do centro de Roma serão abertas para a oração e a atendimento de confissões. O papa confessará alguns fiéis, após presidir a celebração penitencial.

O dia dedicado ao Sacramento da Reconciliação também terá a presença de confessores em três igrejas do Centro Histórico de Roma, a partir das 20 horas: Sant’Agnese in Agone, Santa Maria in Trastevere e Igreja dos Santos Estigmas, com Adoração Eucarística, durante a noite.

O Dia do Perdão será concluído no sábado, 29, com a celebração das Vésperas do IV Domingo da Quaresma, presidida por dom Rino Fisichella, na igreja do Santo Espírito, em Sassia.

Fonte: News.va/CNBB

Últimos dias de inscrição para o Simpósio Vocacional

Pastoral Vocacional

Últimos dias de inscrição para o Simpósio Vocacional

Encerram-se amanhã, 28, as inscrições para o Simpósio Vocacional. Com o tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!”, o evento, que será realizado de 16 a 18 de maio, tem como objetivo incrementar a cultura vocacional na ação evangelizadora da Igreja no Brasil e avançar no discipulado missionário como legado batismal, na comunhão e complementaridade de vocações e ministérios na comunidade eclesial.

O Simpósio faz parte do 21º Plano Pastoral do Secretariado Geral da CNBB (Documento 95, p. 48) e está sendo assumido por todos os membros da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV), do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), da Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), do Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil (CNLB), do Setor Juventude, da Pastoral Familiar, da Catequese e do Movimento Serra.

À luz do Documento de Aparecida e em conformidade às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2011-2015) deseja-se fazer memória de alguns acontecimentos vocacionais: em âmbito mundial, os 50 anos do Concílio Vaticano II (1962-1965) e os 50 anos da instituição do Dia Mundial de Oração pelas Vocações (1964); em âmbito continental, os dois Congressos Vocacionais da América Latina e Caribe (1994 e 2011);  em âmbito nacional, os dois Anos Vocacionais (1983 e 2003) e os três Congressos Vocacionais (1999, 2005 e 2010).

Em uma iniciativa inédita, o Simpósio se realizará, de forma simultânea, por meio de videoconferência, em cinco regiões do país, que reúnem os 18 regionais da CNBB. A região Sul reunirá quatro Regionais (S1, S2, S3 e S4); a região Nordeste congregará cinco Regionais (NE1, NE2, NE3, NE4 e NE5); a região Norte englobará três Regionais (N1, N2 e NO); a região Centro-Oeste reunirá quatro regionais (CO, N3, O1 e O2); e a região Leste englobará dois regionais (L1 e L2).

As inscrições encerram-se no dia 28 de março e estão sendo feitas pelo Serviço de Animação Vocacional de cada regional. Os interessados deverão procurar os responsáveis pelas inscrições na sua própria localidade. (Veja abaixo os contatos para informações, por região)

Região Sul (São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul): Responsável: Padre Marcelo Martendal -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Região Leste (Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro): Responsável: Padre Eliseu -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Região Norte (Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá e Pará): Responsável: Irmã Letícia -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Região Oeste (Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins): Responsável: Edna -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão - Responsável: Diácono João Batista:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Assine nossa Newsletter