A Pastoral da Visitação de Horizontina foi fundada no dia 26 de março de 2008. A primeira coordenação: Lenira Kryszczum, Sílvia dos Santos, Reinildis Rambo e Elfrene Torunski com o apoio do pároco Frei Sadi Rambo.
Mensageiros do amor e da Paz de Cristo
A Pastoral da Visitação de Horizontina foi fundada no dia 26 de março de 2008. A primeira coordenação: Lenira Kryszczum, Sílvia dos Santos, Reinildis Rambo e Elfrene Torunski com o apoio do pároco Frei Sadi Rambo.
A Pastoral da Visitação tem como objetivo visitar as famílias e/ou pessoas da comunidade Matriz que necessitam da presença da Igreja Católica.
As visitas são feitas em duplas que se apresentam de forma alegre, acolhedora e respeitosa, sendo presença positiva e animadora junto às pessoas visitadas, sem discutir religião, política ou assuntos polêmicos.
A Pastoral da Visitação é composta de 18 voluntárias, dispostas a servir com fé e coragem.
A Fraternidade São Francisco de Assis (OFS) é parceira neste trabalho da Pastoral da Visitação com atuação direta de 06 de seus membros.
Oração
Mãe Santíssima, ensina-me:
- a enxergar e discernir as coisas de Deus
- a ouvir os Seus ensinamentos
- a ser obediente, humilde, aberto, disponível e sempre a fazer a vontade de Seu Filho Jesus
- a perseverar e me fortalecer mesmo nas provas difíceis deste caminho
Mãe Santíssima, ensina-me:
- a amar como Tu amas
- a viver e sempre proclamar a verdade do Teu Filho Jesus
- a suportar os sofrimentos, crítica, mal-entendidos, calúnias, injustiças, sempre perdoando
Mãe Santíssima, ensina-me:
- a viver sempre no Espírito Santo e ter docilidade, alegria, fé, esperança inabaláveis
- a viver sempre no espírito de evangelização, para que todas as pessoas conheça Jesus Cristo e O aceitem como único Deus e Salvador
Mãe Santíssima, ensina-me:
e eu sou teu filho para sempre.
Amém.
Oração do voluntário
Senhor, fostes o maior Voluntário, que deu ajuda sem nada receber em troca.
Dai-me a coragem de servir, mesmo quando não sou compreendido. Dai-me força de reunir mais pessoas para entrar na fileira dos samaritanos da Pastoral da Visitação.
Dai-me a coragem da raiz de árvore, que manda a sua seiva para o fruto, sem nunca aparecer.
Dai-me a sensibilidade do vosso coração para perceber claramente as necessidades daqueles que nos procuram.
Dai-me, enfim, a capacidade de ser o voluntário que Vós quereis que eu seja.
Amém.
A equipe da Pastoral da Visitação (EPV)
A EPV trabalha com as pessoas necessitadas, envolvendo sua família, vizinhos, comunidade e Igreja. Trata-se de um trabalho missionário, buscando atingir as pessoas mais necessitadas. Os casos crônicos também são visitados pelo padre uma ou duas vezes por ano.
A EPV trabalha em conjunto com as demais pastorais, serviços e movimentos da comunidade. Entretanto, NÃO faz nem repete o que os outros grupos já fazem.
A EPV utiliza-se de livros, músicas, folhetos das missas, imprensa católica para fortalecer e esclarecer o sentido da visita feita pela equipe.
A EPV é composta por pessoas adultas, maduras, conscientes, engajadas na comunidade paroquial. Reúne-se mensalmente para rezar, planejar e avaliar a pastoral.
A EPV pode ter assessoria de enfermeiros, médicos e psicólogos.
A EPV não se interfere na vida das pessoas visitadas. Não comenta fora nada do que vivenciou ou viu na casa visitada. Mantém discrição, sigilo, caridade e respeito pelas pessoas. O importante não é EPV mas a pessoa visitada.
Os membros da EPV, nas visitas, não perguntam sobre as doenças dos visitados, sobre seus problemas ou sobre sua família ou ainda sobre sua situação familiar. Tomam os devidos cuidados para não humilhar, sabatinar ou questionar as pessoas visitadas. Escutar, ouvir, dar atenção, ser carinhoso e compassivo: essa é a missão da EPV.
Os membros da EPV combinam os horários de visita, procurando os momentos mais cômodos para a pessoa visitada. Evita transtornos e desconfortos para as pessoas visitadas. A visita deve ser agradável e discreta, não a mais nem a menos.
A EPV realiza seu trabalho cristão na própria comunidade.